segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Livros lidos em outubro

Oi gentes!

Com muito atraso venho postar os livros lidos em outubro! Estou super em falta, prometi a resenha de Fugitiva mas até hoje não consegui fazer. Estou meio atrapalhada esses dias.

Bom, vamos aos livros! Outubro foi um pouquinho mais atribulado que setembro, com mudança de casa e tudo o mais, mas consegui manter a média legal de livros finalizados, foram 7 no total.

Eu comecei o mês finalizando Dupla Falta da Lionel Shriver e O ano da leitura mágica da Nina Sankovitch. O primeiro eu não gostei e o segundo gostei bastante! 

Dupla Falta conta a história do relacionamento de uma jovem que é uma promessa do tênis com um jogador novato.  A história é narrada em terceira pessoa na visão de Willy Novinsky, a apaixonada jogadora,  e eles vivem um relacionamento que vai se desenrolando cada vez mais complicado. Eu fiquei bem empolgada para ler este livro logo porque tinha gostado muito de Precisamos falar sobre o Kevin e Mundo pós aniversário da autora, mas definitivamente achei que ela errou a mão neste. A construção dos personagens tão incrível em Precisamos falar sobre o Kevin e a narrativa envolvente tanto neste quanto em Mundo pós aniversário não se repetem em Dupla Falta. Achei a história chata, repetitiva e previsível e não consegui me envolver com nenhum dos dois personagens. Achei superficiais e monótonos.


Mas a autobiografia de Nina Sankovitch compensou! Eu gostei muito do estilo narrativo da Nina que conta a sua trajetória de ler um livro por dia por um ano. A autora perde uma de suas irmãs e após 4 anos tentando se recuperar, resolve fazer uma das coisas de que mais gosta: ler. Ela não trabalha fora, mas tem uma casa e quatro filhos para cuidar que demandam muita atenção, mas quando se compromete com o que ela chama de "seu trabalho por um ano", os filhos e o marido se organizam para ajuda-la a cumprir a meta! Nina narra os acontecimentos e os livros que lê este ano entremeando-os com suas memórias e de sua família. Achei o livro tocante e muito emocionante. Acho que as pessoas que amam ler vão entender bem o movimento feito pela Nina que transformou a perda de sua irmã em aprendizado e boas lembranças. Recomendo a leitura! 

Em uma (frustrada) tentativa de fazer o mês do horror, eu li Um corpo na biblioteca da Agatha Christie, que não é horror mas tem um suspense. Eu gostei bastante do livro, tinha anos que eu não lia Agatha Christie, então foi tudo novidade pra mim, a história é envolvente e o livro curtinho, então terminei super rápido. Valeu a leitura!





Eu li também Acabadora da Michela Murgia e fiz resenha pra ele, está aqui, ó!



Li o quadrinho Azul é a cor mais quente, de Julie Maroh. Pra quem não sabe, o filme foi baseado neste quadrinho e apesar de já o ter assistido, a HQ me emocionou muito. É uma história de amor muito bonita e o filme tem várias partes bem diferentes, então valeu demais a leitura! Os traços da autora são muito bonitos e as cores vão acompanhando os sentimentos da personagem Clementine ao longo da história. Acho que estou me apaixonando pelos quadrinhos, gente, o que vocês acham? 








O livro da edição de outubro do Leia Mulheres de BH foi o Frankenstein. Eu gostei demais da leitura e depois da discussão achei ainda mais incrível! A obra é bem diferente do que eu imaginava e gostei até dos monólogos e trechos (bastante) românticos. Achei a construção dos personagens muito bem feita e fui tomada de forte empatia pela criatura! Um livro cinco estrelas!





E finalizei o mês com Alice Munro. Esta autora já tinha me encantado em Vida Querida e continuou me maravilhando com Fugitiva. Achei os contos do livro muito bons e a sequência dos três contos com a personagem Juliet mexeu muito comigo. Ainda vou fazer uma resenha sobre ele, então não vou ficar falando demais por aqui. 


Bem, é isso! Comentem se já leram algum desses livros e o que acharam!

Beijas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário